quarta-feira, 9 de maio de 2007

Você sabia que a China possui uma das maiores universidades a distância do mundo?

Olá colegas,

Pesquisando pela internet descobri no site da Capes esta matéria muito interessante sobre a Universidade da China, uma das maiores universidades a distância do mundo, com mais de meio milhão de estudantes matriculados. A notícia refere - se a agosto de 2005, porém tem informações interessantes sobre a Educação a Distância e sobre o Programa de Cooperação Educacional entre os ministérios da Educação da China e do Brasil para os anos de 2006 a 2008. E ainda: você sabe quando que a Educação a Distância chegou ao Brasil? Foi no ano de 1923, há 84 anos atrás.Confira:

MEC visita uma das maiores universidades a distância do mundo

A cidade de Pequim, capital da China, sedia entre os dias 14 e 16 de outubro o Fórum Internacional de Educação China 2005, que contará com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e do secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC), Ronaldo Mota.

Os representantes do MEC tratarão dos termos do Programa Executivo de Cooperação Educacional entre os ministérios da Educação da China e do Brasil para os anos de 2006 a 2008. O acordo deverá ser formalizado entre os dois ministérios em novembro.

O titular da Seed também visitará as universidades de Pequim e do Petróleo da China. Mota se reunirá, ainda, com dirigentes do sistema de TV da Universidade da China, uma das maiores universidades a distancia do mundo, com mais de meio milhão de estudantes matriculados. Foi fundada em 1979.

Benefícios - De acordo com o secretário Ronaldo Mota, a visita à CTVU é uma maneira de conhecer melhor como a China vem trabalhando com a educação a distância. "A educação a distância está se disseminando pelo mundo, independentemente do grau de desenvolvimento dos países. Ela vem beneficiando parcelas muito significativas da população nos países que a adotaram", disse Mota.

No Brasil, a educação a distância chegou em 1923 e vem sendo ampliada na medida da socialização dos meios de comunicação. Essa modalidade representa um grande potencial para a correção das desigualdades em um país de dimensões continentais e de tão grandes contrastes socioeconômicos. "Se bem explorada, a educação a distância representa um excelente mecanismo de combate à exclusão social", destacou Mota. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Fonte:http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0223.html


Nenhum comentário: